fbpx

Um dia histórico para o País contado pelo mercado em 6 passos

Um dia histórico para o País contado pelo mercado em 6 passos

Além da votação sobre o Impeachment que acabou dando continuidade ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, tivemos inúmeros indicadores (dados econômicos) internos e externos que balançaram os nossos mercados.

Além da votação sobre o Impeachment que acabou dando continuidade ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, tivemos inúmeros indicadores (dados econômicos) internos e externos que balançaram o mercado.

Destrincharemos cada um desses pontos abaixo:

1) Às 9h (horário de Brasília), saiu o PIB brasileiro referente ao segundo trimestre. O dado saiu bem em linha com o esperado que era de -0,5%.

2) Às 9h15, tivemos o dado americano referente aos números de postos de trabalho no setor privado nos EUA. A expectativa era de 175.000 e os números vieram melhores. Aqui temos um ponto muito importante, pois este indicador é uma prévia de um dos parâmetros mais aguardados por analistas de todo o mundo que irão sair na sexta-feira no mercado americano.

Às 9h30, foi divulgado o “Nonfarm Payrolls”, índice que mostra o número de empregos gerados na economia americana. Como o mundo está atento a qualquer sinal em relação à taxa de juros nos EUA, o dado de hoje deu um tom sobre o que pode vir na sexta-feira. Como tivemos pela manhã um dado acima das expectativas, pode-se imaginar que se na sexta feira tivermos o mesmo resultado (positivo) avançam as probabilidades de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos já em setembro.

Neste momento, o mercado já sinalizava um certo stress no dólar e na Bolsa, mas quando tivemos a tensão aumentou mesmo após o terceiro destaque.

3) Os dados de estoques de petróleo dos Estados Unidos foram divulgados às 11h30 e a partir desse momento o mercado ganhou um viés bem mais negativo, pois a expectativa eram de 825.000 barris em estoque de petróleo, e o dado veio bem acima da expectativa. O indicador acabou afetando as commodities: o preço do barril WTI chegou a cair 4%, levando junto ações como a PETR4 e outras commodities para baixo e com eles o índice Ibovespa.

O dia foi marcado também pelo vencimento do dólar futuro. Todo final do mês temos a formação da taxa PTAX que é um balizador para contratos dolarizados. Sempre nesta data tem uma “briga” bem forte entre os comprados e os vendidos que pressionam a moeda ao seu favor. A taxa sai às 13h30.

4) Neste mesmo horário estava chegando ao fim a votação do Impeachment. O resultado foi o já esperado: afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. Neste momento, o mercado deu uma animada, reagiu positivamente.

5) No entanto, quando ela consegue manter os seus direitos políticos, que foram votados pelos senadores (42 votos pela inabilitação e 36 contra), era necessário 54 votos para que Dilma perdesse seus direitos políticos, o mercado volta a reagir negativamente. O dólar retoma a alta até a sua máxima do dia R$ 3,25. Aos poucos os mercados passam a recuperar um poucos das suas perdas, e o IBOV não perde os 57.500 pontos, mesmo com as ações caindo fortemente (destaque para as commodities e o setor bancário). O dólar passa distante da máxima do dia e fecha em leve queda de 0,34% a R$ 3,23.

Para encerrarmos o dia tivemos (6) a manutenção da nossa taxa de juros SELIC pelo COPOM em 14,25% a.a, este dado sai sempre após o pregão, e já era esperado pelos operadores do mercado.

Depois de um mês de agosto “amarrado” no mercado brasileiro, sem muita tendência tanto para o mercado de bolsa quanto de dólar, acredito que agora só depende do novo governo tomar as medidas necessárias, e que elas passem tanto no Congresso como no senado sem complicações para que os investidores entendam que realmente “não temos mais fundo além daquele pelo qual passamos” e voltem para o Brasil com mais intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos!

Instagram
YouTube
agosto 2019
D S T Q Q S S
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Menu